Bibiana de Sousa: Domínios semânticos do futebol nos media alemães à luz da Semiótica Cognitiva


“Fussball ist mehr als nur Sport. Er ist immer auch Ausdruck kultureller, sozialer, wirtschaftlicher und politischer Rahmenbedingungen und steht stellverteretend für Verhältnisse, Zustände, Veränderungen und Entwicklungen in der Gesellschaft“ (Weiß, 2004:223).

Na senda de outros trabalhos de estudo das construções metafóricas e mescladas na imprensa desportiva portuguesa e alemã (Almeida, 2003, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2010a, 2010b, 2011; Almeida/Orfão/Teixeira, 2009 e Almeida/Sousa, 2010), à luz do modelo das Redes de Espaços Mentais (Brandt 2004; Brandt/Brandt 2005), nas quais estruturas mescladas são construções semióticas que ocorrem no contexto da comunicação, a presente comunicação debruça-se sobre as ocorrências metafóricas elaboradas a partir dos mapeamentos dos diversos domínios-fonte da experiência para o domínio-alvo dos eventos futebolísticos, tendo por objectivo elencar o conjunto de imagens presentes nos textos jornalísticos alemães (Bild Zeitung, Kicker, Spiegel e Focus) e portugueses (A Bola, Record, O Jogo), com especial incidência nas suas versões on-line, durante os Campeonatos Europeus e Munidas de Futebol de 2004 a 2010.
Se é verdade que o futebol é mais do que um mero desporto, procuramos evidenciar, através do estudo comparativo das conceptualizações metafóricas do evento futebolístico alicerçadas nos diferentes domínios da experiência, em que medida as construções semióticas no discurso desportivo configuram e estruturam realidades sociais e culturais.